egressa_luiza1

Luiza Monteiro Böer conta sobre suas experiências na Universidade e em sua carreira

Em 21/09/21 18:05.

Egressa pela Faculdade de Farmácia e vereadora da cidade de Juína-MT, conta um pouco de sua trajetória universitária e parlamentar

Texto: Flávia Novais Cardoso

Luiza Monteiro Böer foi aprovada em Biomedicina no primeiro semestre de 2013, curso da área de biológicas, a qual sempre teve afinidade. Mudou-se para Goiânia, cidade que ainda não conhecia e conta: “encontrei em Goiânia pessoas muito importantes, que são importantes na minha vida até hoje, inclusive os meus grandes amigos encontrei na faculdade”.

Terminando a Graduação com louvor – seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi premiado como o melhor da categoria –, ingressou no Programa de Pós-Graduação de Assistência e Avaliação em Saúde – nível mestrado, da Faculdade de Farmácia –, na mesma linha de pesquisa do seu TCC, “biomarcadores inflamatórios preditores de prognóstico”, na área de Hematologia, sob a orientação da professora Keila de Alcântara, que já a havia orientado em seu TCC.

egressa_luiza_FF

Luiza com jaleco da Faculdade de Farmácia, onde se graduou
Foto acervo pessoal

Luiza ainda conta que teve profundas experiências em seus estágios na Pós-Graduação em contato com a área do SUS, experiências que impactam sua carreira até hoje. Sobre uma delas – realizada em frente ao Hospital das Clínicas e que tinha por objetivo a conscientização da população sobre o descarte de medicamentos em local adequado –, ela relata: “Aquilo me marcou bastante, porque até então eu também não tinha conhecimento que nós não poderíamos descartar medicamentos em qualquer local”.

Atualmente, Luiza é docente – desejo fomentado pela UFG – e vereadora da cidade de Juína-MT, e conta como essa experiência com a área da saúde reflete em sua vida parlamentar:

“Enquanto vereadora tive essa sensibilidade, atuo mais na área da saúde. Por isso eu comecei a observar como acontecia o descarte de medicamentos na nossa cidade [Juína-MT], e nós não temos um local de descartar, um local público para descartar esses medicamentos. Então tive recentemente um projeto de lei sancionado, e a lei já foi publicada, para que no ano que vem o município tenha um dispositivo contentor desses medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, e isso já vai começar a acontecer”.

E celebra: “É um avanço grande em saúde pública e em Meio Ambiente, e muito significativo para uma cidade como a nossa”.

egressa_luiza

Luiza Monteiro Böer
Foto acervo pessoal

Nossa egressa agradece pela oportunidade em falar sobre sua experiência na Universidade, por meio da Sempre UFG, e encerra agradecendo: “A todos os meus professores, a todos os gestores da Universidade, que tenho muito carinho até hoje, e a todos os meus colegas que também fizeram parte desse processo. A todos, o meu muito obrigada!”

A Sempre UFG agradece imensamente a disponibilidade de Luiza Monteiro Böer em compartilhar sua trajetória e deseja conhecer muitas outras.

É egresso(a) da UFG e quer contar a sua história para a gente? Entre em contato: sempreufg@ufg.br.

Fonte: Relato concedido via Direct (Instagram)